Como cuidar das suas joias de ouro

Toda joia merece um cuidado especial!

Ao serem usadas todas as joias sofrem mudanças. Com o tempo, superfícies polidas se tornam foscas e as foscas vão se tornando polidas. Nenhum metal é duro o suficiente para não adquirir marcas pessoais de uso. É por isso que dizemos que cada joia conta uma história.

Nossas peças são feitas em ouro 18k maciço, e ao contrário de peças banhadas, o ouro sólido não desbota ou descasca. Se bem cuidadas, podem durar a vida toda!

confira nossas orientações

Como usar?

 

Criamos joias para serem usadas todos os dias, mas é bom evitar algumas situações:

Durante o esporte: se você faz alguma atividade que tenha risco de impacto, é melhor deixá-las guardadas nesse momento. Ex.: crossfit, musculação (barras e pesos podem amassar o ouro).

Evite o uso na piscina ou mar: lembre-se que nosso corpo retrai quando estamos com frio. Se seu anel ou aliança estiver um pouco frouxo, ele pode cair na água e se perder.

É muito comum perder brincos e colares na água também. Se sua joia tiver pedras, tenha cuidado no manuseio em geral, por mais resistente que seja, se cair poderá lascar ou mesmo quebrar.
 

 

Como guardar

É importante evitar atrito com outras joias ou qualquer objeto que possa raspar, riscar, amassar ou danificar a peça. Procure não deixá-las soltas dentro de bolsas ou mochilas!

Pedras e metais têm diferentes graus de dureza e podem arranhar entre si, para evitar que isso aconteça guarde suas peças separadamente.

Se você tiver o hábito de tirar as joias para dormir, tomar banho, cozinhar ou outras situações, lembre-se de colocá-las sempre no mesmo lugar. Aqueles pratinhos para joias são ótimos pra isso.

Como conservar

Acabamento polido
Para manter o brilho, renove o polimento de tempos em tempos. Por aqui, fazemos esse serviço para nossos clientes de cortesia. Mas se você mora em outra cidade, pode nos enviar por Sedex ou levar em algum joalheiro de sua confiança.

Acabamento fosco
Para manter esse acabamento, existe uma dica muito simples que você pode fazer em casa.

É só passar a parte mais rugosa (verde) de uma esponja de louça (tipo Scotch Brite), na superfície em ouro que o brilho acetinado retornará, como se estivesse novo. Não tem segredo, só tome cuidado para não passar a esponja nas pedras.

Ah, esse macete só vale para joias sem banho de ródio ou ouro, ok?

Se um dia você preferir aplicar o acabamento polido na sua joia, também poderá nos enviar ou levar em algum joalheiro de confiança.

Como limpar

Limpar suas joias de ouro é simples e com duas dicas rápidas para fazer em casa, elas se manterão lindas por muito mais tempo.

– No dia a dia, apenas para higienizá-las ao voltar da rua, o álcool usando com um paninho macio resolve a limpeza super bem.
– Uma vez por semana, você pode fazer uma limpeza leve usando detergente neutro e água morna.
– E a cada 15 dias ou uma vez por mês, para retirar o acúmulo de gordura nas pedras, causado pelos hidratantes e pelo álcool em gel, uma limpeza média é indicada.
 
Confira o passo a passo completo no nosso post “Aprenda a limpar suas joias de ouro em casa“. 

 

[especial] Ouro branco

Você sabia que a cor do ouro branco puro é na verdade um pouco amarelada? O aspecto brilhante e tom prateado característicos das joias de ouro branco são obtidos através de um procedimento chamado “banho de ródio”, que as deixa com cor uma clara, uniforme e brilhante.

O uso frequente das joias faz com que esse banho se desgaste com o tempo, alterando sua cor e brilho. Por isso é recomendado uma manutenção periódica nessas peças, a fim de resgatar suas características originais.

E se eu precisar ajustar?

Se um dia você precisar deixar seu anel um pouco mais apertado ou mais largo, entre em contato! Podemos cuidar desse ajuste para você a qualquer momento.

Apenas lembre-se: em dias frios nosso corpo tende a contrair, então você vai sentir seu anel um pouco mais frouxo. E em dias quentes nosso corpo tende a inchar, então o anel pode ficar um pouco apertado. Mas precisando de ajuste, conte com a gente!

Conte sempre com a gente

Mesmo com todos esses cuidados, lembre-se: nenhum metal é duro o suficiente para não adquirir marcas pessoais de uso. Se você ganhou ou comprou uma joia feita por nós, conte sempre com a gente, independente do tempo de uso.

Toda joia conta uma história.
É isso que as torna tão especiais

Deixe um comentário

Nosso site utiliza cookies e informações de sua navegação com o objetivo de aperfeiçoar nossos serviços e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.