Água Marinha
A água-marinha possui uma dureza de 7,5 a 8 na escala de Mohs. Isso a torna uma pedra relativamente resistente, mas ainda suscetível a arranhões e danos se não for tratada com cuidado.
Sua dureza é muito boa, mas pode ser riscada por materiais mais duros, como o diamante. A água-marinha é menos resistente a impactos do que o diamante, por isso, recomenda-se cuidado extra ao usá-la em atividades que envolvem riscos de batidas. Possui alta resistência a arranhões e moderado risco de quebra. Evite exposição prolongada ao sol e limpe apenas com água morna e sabão ou detergente de cozinha neutro.
Diamantes
Os diamantes possuem a maior dureza na escala de Mohs, com um valor de 10. Isso significa que eles são praticamente indestrutíveis em termos de resistência a arranhões, sendo capazes de riscar todas as outras substâncias, inclusive outras pedras preciosas.
Embora seja a pedra mais dura, com máxima resistência a arranhões e mínimo risco de quebra, o diamante pode ser frágil sob impactos diretos, como quedas, que podem causar fissuras internas. É fundamental armazená-lo separadamente de outras peças para evitar que ele risque outras pedras.
Pérola
A pérola de água doce cultivada, tem sua dureza medida pela escala de Mohs, a qual geralmente varia entre 2,5 e 4,5. Isso significa que elas são relativamente macias em comparação com outras gemas e materiais.
Sempre coloque as joias com pérolas depois de finalizar a maquiagem e o uso de perfumes, pois o contato com produtos químicos pode danificá-las. Após o uso, limpe-as suavemente com um pano macio e seco para remover resíduos. Nunca mergulhe as pérolas na água. Armazene-as separadas de outras peças para evitar arranhões. Evite guardá-las em ambientes muito secos, para prevenir o ressecamento do nácar. Proteja as pérolas de calor excessivo, luz solar direta, produtos químicos e água, retirando as joias antes de atividades que gerem suor excessivo.
Turmalina Paraíba
A turmalina paraíba é uma das pedras preciosas mais raras e valorizadas do mundo, com beleza inigualável. No entanto, sua dureza, embora considerada boa (variando entre 7 e 7,5 na escala de Mohs), a torna suscetível a danos em situações específicas.
Tem um risco de quebra moderado e uma resistência moderada a arranhões, o que exige um cuidado redobrado. Sua estrutura pode sofrer danos com impactos repetidos, e o desgaste das garras, que seguram a pedra, pode ser mais visível com o tempo. Evite exposição prolongada ao sol e limpe apenas com água morna e sabão ou detergente de cozinha neutro.