Você sabe a diferença entre ouro 24k, 18k, 14k ou 10k?
O ouro é classificado por quilates (k), que indicam a porcentagem de ouro puro em uma joia. As ligas de ouro são formadas ao misturar ouro puro (24k) com outros metais, como prata, cobre ou paládio. Essa combinação define a pureza, durabilidade, cor e valor da peça.
Conheça cada um deles!
Ouro 24k
Este é o ouro em sua forma mais pura, com 99,9% de ouro, como vem da natureza. Embora tenha um brilho amarelo vibrante é muito maleável, por isso não é indicado para o mercado de joia.
Ouro 18k
O ouro 18k, com 75% de ouro puro e 25% de outras ligas metálicas, como prata e cobre, é a opção mais comum para joias finas, equilibrando brilho e resistência.
Dependendo da composição dessas ligas, o ouro de uma joia adquire tonalidades diferentes. Aqui na Liê, todas as nossas joias são feitas em ouro 18k, nas tonalidades amarelo, rosé, champagne e branco. Conheça nossas joias.
Ouro 14k
Composto por 58,3% de ouro puro. Sua cor é um pouco menos intensa que a do ouro 18k.
Ouro 10k
É a liga de ouro menos pura disponível no mercado para joias, sua cor é menos vibrante que as outras ligas, com um tom mais pálido. O ouro 10k contém 41,7% de ouro puro.
Curiosidades
No Brasil, joias com teor abaixo de 14k não são classificadas como peças de ouro, pois não atingem o mínimo exigido de 58,3% de ouro puro. Entretanto, esse critério muda de país para país. Na Europa e nos EUA, por exemplo, o ouro 10k é considerado ouro legítimo em joalheria.
Você sabia que o ouro é um metal com uma capacidade infinita de reutilização? Ele pode ser derretido e transformado várias vezes sem perder suas características, o que permite renovar joias antigas de forma sustentável e consciente, preservando sua beleza e valor. Conheça a Renove e faça parte deste movimento.