Qual é a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento?

alianca-ou-anel-de-noivado-como-escolher

Dar início a uma vida a dois, compartilhar sonhos e expectativas para o futuro. Um tanto de ansiedade, arrepios, olhos marejados, lábios sem palavras. Ninguém duvida das intenções do coração mas na hora de dar o próximo passo e escolher as joias que representarão esse querer, é aí que surgem as interrogações. 

Anel de noivado ou alianças? Preciso dos dois? Um exclui o outro? E como escolher a joia ideal? As duas categorias são distintas em design e finalidade, mas podem se confundir – ou se complementar. Considere as principais diferenças para tomar a decisão mais alinhada com a sua história de amor. 

Afinal, o que é mais comum?

– Anel de noivado

É o anel de noivado que geralmente marca o pedido de casamento, em uma surpresa íntima que se confirma com o ouvir do “siiim”. Tradicionalmente, é usado no anelar da mão direita – quarto dedo da mão, por uma das partes. A partir do casamento, o anel pode permanecer no dedo direito ou ser transferido para junto da aliança, na mão esquerda.

anel-de-noivado-vintage-com-turmalina-paraiba
anel-de-noivado-triologia-com-tres-diamantes

– Alianças

Já as alianças de casamento marcam a celebração da união e são escolhidas antes da cerimônia civil ou religiosa, uma troca que compactua com os votos para um novo momento da relação. De certa forma, as alianças são um símbolo maior e estão ligadas a uma expansão do relacionamento.

Costumam ser usadas pelo casal, na mão esquerda, onde dizia-se estar localizada a “vena amoris” ou veia do amor que as conectaria diretamente ao coração. Esse costume parece ter se estabelecido na cultura ocidental por conta da lenda, que não passa de uma história bonita, sobre a representação do matrimônio e do laço entre casais.

alianca-em-ouro-18k-com-meio-aro-de-diamantes
aliancas-marteladas-em-ouro-champagne

Não se preocupe tanto com os protocolos

O uso do anel de noivado está se popularizando cada vez mais no Brasil. Antigamente, era mais comum que o pedido de casamento fosse feito diretamente com as alianças. Quando opta-se por essa escolha, o casal utiliza as joias na mão direita até o momento do casório, quando são passadas para a mão esquerda. 

Ou ainda, é possível trocar o par de alianças antigo (usado durante todo noivado) por um par de alianças totalmente novo, fazendo um upgrade no modelo ou alterando algumas características.

Os diferentes tipos de design

O anel de noivado muitas vezes tem uma pedra central maior ou é rodeado de pedras menores. Pode ser feito com diamantes (opção mais clássica) ou outras gemas coloridas, como Água Marinha, Turmalina, Esmeralda.

As alianças de casamento geralmente são mais lisas e minimalistas, mas também podem levar diamantes em meio aro, aplicados de forma sutil ou em todo contorno da joia. 

Alguns modelos diferenciados também fazem sucesso e personalizações podem ser consideradas: recortes ou designs complementares, tonalidades menos comuns como o ouro champagne ou o ouro rosé, modelos mais largos ou bem fininhos.

alianca-slim-meia-cana-ouro-18k
anel-solitario-chloe-ouro-18k

E o que é mais importante?

Se você chegou até aqui, deve ter entendido que a questão é muito pessoal. Independente da decisão, todo pedido é um marco e ele não precisa seguir regras ou modismos. Nós acreditamos que quanto mais verdadeiro melhor. O importante é que a joia tenha relação com a realidade e a personalidade de vocês.

Comprar diretamente as alianças e utilizá-las durante o noivado, pode ser uma ótima opção para quem não pode gastar muito mas não quer deixar de oficializar.

No entanto, se é possível investir um pouco mais, um anel de noivado com custo-benefício atrativo não só será impressionante, como poderá ser passado de geração em geração. Uma joia bem cuidada, vai durar a vida inteira. E além da durabilidade como ponto a favor, há todo o encantamento no momento do “sim” que nunca sairá da memória.

A verdade é que não é a convenção, mas a convicção que conta. Anel ou alianças, seja qual for sua escolha, use como e onde quiser e seja muito feliz 🙂 

Ficou alguma dúvida?

Nós podemos te ajudar a escolher cada detalhe destes símbolos tão cheios de significados.
Em uma consultoria, podemos discutir sobre:

  • perfil da noiva e do noivo
  • como descobrir as medidas dos dedos
  • orçamento e tempo de entrega
  • opções de anéis e alianças
  • tipos de personalização (tonalidade de ouro, pedras, acabamentos)

Ainda não servimos cafezinho online, mas adoramos bater um bom papo e conversar sobre as diferentes possibilidades e as melhores opções para cada perfil. Entre em contato para falar com uma especialista por WhatsApp, vídeo conferência, e-mail ou telefone.

VAMOS AGENDAR?

Deixe um comentário

Nosso site utiliza cookies e informações de sua navegação com o objetivo de aperfeiçoar nossos serviços e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.